terça-feira, 8 de setembro de 2009

Viva o cinema NACIONAL!!!


Para celebrar o nacionalismo do último final de semana, o tão festejado 7 de setembro, indico um filme que não teve tanto reconhecimento popular, mas acompanhou e é um dos objetos de justificativas do crescimento do cinema nacional. Saneamento Básico, o filme.

Em meio de tantos sucessos nacionais de bilheterias dos últimos anos como ó pai ó, tropa de elite, se eu fosse você (1 e 2),meu nome não é johnny, mulher invisível, entre outros, o tímido Saneamento Básico, passou despercebido e é pouco comentado atualmente.

O longa de 2007 contou com um elenco muito talentoso com Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira e as brilhantes atuações de Fernanda Torres e Paulo José sob a direção de Jorge Furtado (também roteirista). Num ambiente de humor e ficção o filme narra a história de uma pequena comunidade que passa um perrengue para resolver uma situação fedorenta. Os moradores se unem para exigir uma construção de uma fossa para a cidade, mas não é tão simples, a solução que encontraram foi de embarcar num projeto cultural para conseguir um prêmio/incentivo de 10 mil. Então se aventuram na criação de um filme.

Saneamento Básico, o filme é bem leve e divertido. Vale à pena sair da rotina de violência-urbana, situação nordestina e comédia meio novela (não quer dizer que sejam ruins) do cinema nacional de ultimamente. A idéia de um filme dentro de outro filme é mais divertida do que aparenta ser.

Ah! É bom conferir também o curta que Bruno Garcia fez durante as filmagens: http://www.saneamentobasicoofilme.com.br/extras_animacao.html


Um comentário:

Jow disse...

hahaha
Esse filme é bem...
O.o ... assim...
Singular! hahaha
Mas assistam... é bom...
=**